domingo, 31 de janeiro de 2010

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

~ A Competição Desportiva de Combates ~

                                   (foto: Equipe Koryo, Mestre Hong e mestre Rogério! 
Tenho certeza que foi um ótimo dia, pois, todos foram bem no exame de faixa.)
--------------------------------------------------------------------------------
Este texto foi escrito pelo Sabum Nim Horácio Lopes. O currículo do cara é tão extenso que vou citar só algumas coisas como por exemplo: Director Técnico e Desportivo da Federação Portuguesa de Taekwondo - 2007; Responsável pela Classe Nacional de Demonstração da Federação Portuguesa de Taekwondo - 2007; Membro do Corpo de Formadores da Federação Portuguesa de Taekwondo, e por ai vai. Deu pra perceber que ele sabe do que está falando.



  
  Sendo uma Arte Marcial, o Taekwondo possui também uma vertente desportiva de elevado valor e interesse e cujas qualidades para o desenvolvimento harmonioso dos seres humanos estão hoje largamente confirmadas com a mundialização do Taekwondo.
  Ao aderir a uma actividade desportiva, o ser humano procura entre outros:
      - Conservar a saúde, equilibrando a mente e o corpo
      - Aliviar o Stress do dia a dia do trabalhador ou estudante
      - Regular o funcionamento de todo o seu organismo
      - Promoção Social
      - Títulos, Fama, Carreira.
  Desde sempre o Taekwondo possibilitou a obtenção de todas estas qualidades e atributos. Os seus métodos de treino, por mais simples que possam parecer á primeira vista, foram estudados cientificamente por peritos em todo o mundo, baseando-se nos conhecimentos ancestrais de Mestres que ao longo dos séculos praticaram e desenvolveram o Taekwondo. 
Actualmente, tanto na sua vertente desportiva como na sua vertente marcial, o Taekwondo é considerado como uma das actividades físicas mais desenvolvidas e aperfeiçoadas em todo o mundo.
  Várias experiências nos Estados Unidos da América, levadas a cabo por especialistas do ramo desportivo levaram a conclusões fantásticas. De todas as Artes Marciais e Desportos de Combate o Taekwondo é aquela que consegue desenvolver nos praticantes um maior número de qualidades físicas reunidas. Por outras palavras, consegue-se desenvolver num indivíduo um vasto conjunto de habilidades a um nível muito bom e num espaço de tempo relativamente curto, tornando o praticante de Taekwondo num dos desportistas mais completos que existem. Por se tratar de uma modalidade pluridisciplinar, ou seja, abarcando várias disciplinas, no Taekwondo não existe lugar a “especialização muscular”. 
O praticante de Taekwondo apresenta um fisico desenvolvido por igual, equilibrado, fruto das  exigências que a  modalidade lhe coloca, cujo principal trunfo é a mobilidade tanto fisica como mental, a par de uma potência que 
pode alcançar valores muito altos.
  A título de exemplo posso referir os seguintes casos:
- Na fase de preparação para o recente Campeonato Mundial de Basquetebol, a famosa equipa “DREAM TEAM II”, 
representando os Estados Unidos da América, viu incluída no seu programa de preparação, sessões de treino de Taekwondo
- No Livro dos Recordes “GUINESS BOOK”, figura o Mestre KUK HYUN CHUNG, como vencedor do maior número de títulos mundiais.
  O Mestre Kuk Hyun Chung é considerado por muitos o maior competidor de Taekwondo de sempre.
 É licenciado em Educação Física e recentemente autor de livros. De entre as suas vitórias podem contar-se quatro campeonatos mundiais em 1982, 1983, 1985 e 1987. Venceu também em 1988 os Jogos Olímpicos de Verão.Em nenhum outro desporto de competição se obtiveram até hoje resultados tão brilhantes como estes. Só o Taekwondo, tratando-se de uma modalidade desportiva de grande contacto físico e exigência mental, consegue manter um ser humano no limiar da sua forma (fisica e mental), por um periodo tão alargado de tempo.
   Praticar Taekwondo como desporto é uma boa opção para jovens a partir das cinco anos de idade. No Taekwondo desportivo conseguirão desenvolver um conjunto de habilidades ao nível motor que os auxiliarão no seu dia-a-dia e ao longo de toda a sua vida. O estudo do Taekwondo promove também o desenvolvimento de capacidades ao nível intelectual, notando-se regra geral um maior aproveitamento escolar nos jovens que praticam Taekwondo em comparação com outros que não praticam.
A sua capacidade de compreensão e atenção é motivada pelas mais diversas tarefas e desafios que o Taekwondo lhes coloca diariamente, e a aprendizagem torna-se mais rápida.
  As exigências em termos técnicos levam os jovens desde cedo a redobrar a atenção pelo seu corpo, descobrindo-o mais cedo ainda, e aprimorando as suas capacidades de coordenação, essenciais para um bom equilibrio fisico e mental.
Ao longo de cerca de 10 anos de ensino de Taekwondo, foi-me possível chegar a algumas conclusões, que embora de índole geral podem ser adaptadas individualmente caso a caso: Os estudantes de Taekwondo que iniciam a prática com idades entre os 10 e 12 anos, ao atingirem os 17 anos, já possuem a maturidade que é normal num jovem de 25 anos. 
Ao longo do seu estudo são-lhe atribuidas responsabilidades que têm de suportar, tomando contacto desde cedo com algumas posições que enfrentarão na sua vida de adultos. Não se entenda esta situação como envelhecimento precoce, mas antes como responsabilidade.
 É normalmente no Taekwondo que os jovens conseguem atingir as primeiras realizações da sua vida. 
Se bem que na vertente marcial também seja possível, é principalmente na vertente desportiva do Taekwondo que os jovens conseguem estabelecer objectivos nestas idades. Vencer um combate a um seu colega, vencer um Torneio Inter-Escolas, vencer um Torneio Associativo, vencer o Campeonato Associativo, são alguns dos objectivos que os jovens fixam para si.
  No entanto nem todos podem vencer. O instrutor de Taekwondo sabe também transmitir aos jovens que uma derrota não significa o fracasso no estudo do Taekwondo, pois certamente que esse jovem venceu muitos desafios internos para poder desenvolver capacidade fisicas que não possuia até então, e esses sim são os mais importantes.Por tudo isto o 
Taekwondo representa hoje um bom investimento, feito por um pai que se preocupa com o futuro do seu filho.
  Recentemente o Taekwondo foi admitido como MODALIDADE OLÍMPICA OFICIAL para o ano 2000, nas 27ª Olimpíadas em Sydney. 
A sua inclusão no Programa Oficial dos Jogos Olímpicos foi votada na 103ª Reunião Ordinária do Comité Olímpico Internacional em 4 de Setembro de 1994.
  Esta foi uma das vitórias mais importantes para o Taekwondo a nível Mundial, desde a fundação da World Taekwondo Federation.Actualmente os Jogos Olímpicos, realizados de quatro em quatro anos, são o ponto de 
referência para a preparação de muitos dos melhores atletas mundiais de diversas modalidades desportivas.
  Desde há muito que se lutava para conseguir este estatuto, e ele representa não só uma vitória em relação ás Artes Marciais, que a par do Taekwondo vêm tentando ao longo de vários anos ser incluídas no Programa Olímpico,
mas também em relação ás restantes modalidades pertencentes ao referido programa, pois coloca o Taekwondo ao nível das Actividades Desportivas de Elite.



Sabum Nim Horácio Lopes
--------------------------------------------------------------------------------

Postado por Jeann

domingo, 24 de janeiro de 2010

TAEKWONDO


TAEKWONDO é uma arte marcial de origem coreana, e atualmente um esporte olímpico. Em nível internacional o TAEKWONDO é dirigido pela “THE WORLD TAEKWONDO FEDERATION • KUK-KI-WON”, com sede em Seul, na Coréia do Sul.

No Brasil, o órgão máximo é a CBTKD, Confederação Brasileira de TAEKWONDO, cujo presidente é o grão-mestre YONG MIN KIM – 9. DAN, e sua sede localiza-se na cidade do Rio de Janeiro.


TAEKWONDO e seus significados

A palavra TAEKWONDO significa o caminho dos pés e das mãos, ou melhor, a arte de dominar os pés e as mãos. A palavra “DO”, em coreano, significa caminho, filosofia, mas tem também o sentido de conhecimento, sabedoria, modo de vida ou arte. Ao pé da letra, a palavra significa: TAE – pé; KWON – mão; DO – caminho.



TODO TAEKWONDISTA DEVE GUIAR-SE PELO JURAMENTO DO TAEKWONDO:


• Observar as regras do TAEKWONDO;


• Respeitar o instrutor e os superiores;


• Nunca fazer mal uso do TAEKWONDO;


• Ser campeão da liberdade e da justiça.


• Construir um mundo mais pacífico;



ESPÍRITO DO TAEKWONDO:


• Cortesia;


• Integridade;


• Perseverança;


• Autocontrole;


• Espírito indomável.


TAEKWONDO – História

TAEKWONDO surgiu há aproximadamente 2000 anos. Havia três reinos na Coréia antiga: Silla, Kogoorio e Baek Je. O menor deles, Silla, era constantemente invadido pelos outros dois reinos. Foi então que um grupo de jovens militares e aristocratas de Silla, que formou uma tropa de elite com o nome de HWA RANG DO. Treinavam com arco e flecha, espada, lança e corriam pelas montanhas e nadavam por rios turbulentos. Com essas práticas físicas, eles desenvolviam simultaneamente a mente e o espírito, e tinham como maior objetivo unificar a Coréia.



Seu código de honra era:


• Obediência ao Rei;


• Respeito aos pais;


• Lealdade com os amigos


• Nunca recuar diante do inimigo;


• Matar só como última alternativa.



No final da década de 60 e início da década de 70, a Coréia enviou instrutores para todo o mundo, inclusive para o Brasil.

Quem trouxe o Taekwondo para o Brasil foi o mestre Sang Mi Cho 8º Dan em 08 de Agosto de 1970 na academia Liberdade em São Paulo.

SAGUI (BASE)


A base é a estrutura inicial de todos os movimentos de ataque e defesa. As

bases corretas formam movimentos corretos, fortes, equilibrados, ágeis e firmes.

Quase todas as bases são acompanhadas pelo tronco reto, o ombro não deve

estar tenso, mas sim, ter o máximo de leveza. Devemos aproveitar a liberdade

das juntas do joelho para melhorar o rendimento da velocidade, firmeza e equilíbrio.

Devemos observar que, com uma base mais aberta obtém-se maior firmeza no

chão e a aplicação de uma técnica é mais potente; porém, a mudança de base é

mais lenta. Com uma base mais fechada, se tem menos equilíbrio e a aplicação

de uma técnica não é tão potente; mas, a mudança de base é mais rápida.

No TKD temos inúmeras bases, citaremos as mais utilizadas:



1) NARANI SAGUI: base parada, com os pés abertos lateralmente na largura

de um pé, com os pés paralelos, joelhos esticados e o equilíbrio se focaliza

no meio.

2) JU TCHUM SAGUI: base agachada, com os pés abertos lateralmente

com a largura de dois pés, com os pés paralelos, joelhos dobrados e o

equilíbrio se focaliza no meio. É uma base bem firme.

3) AP SAGUI: base de um passo normal, sendo a distância entre os dois pés

igual a largura do ombro, joelhos esticados e o equilíbrio do corpo se

localiza no meio.

4) AP KUBI: base grande, frontal, com o joelho da frente dobrado, sendo a

largura entre os dois pés de dois passos, força de apoio é igual nos dois pés

e 2/3 do equilíbrio se localiza na frente.

5) TUIT-KUBI: base de lado, tendo a sola do pé que está na frente

direcionada para frente e a do pé que está atrás virada 90º para fora, joelhos

flexionados e 2/3 do equilíbrio centralizado na perna de trás. É uma base

que permite rápida movimentação. Base “L”.

6) BUM SAGUI: base de tigre, o pé que está atrás é virado 45º para fora e o

pé da frente virado para frente com o calcanhar levantado, sendo a

distância entre eles de um pé, o joelho da frente é levemente direcionado

para dentro e dobrado, o equilíbrio é centralizado totalmente no pé de trás.

7) MOA SAGUI: base de sentido, com os pés juntos.

OBS: Podemos determinar a perna que se movimentará no ato da execução

de qualquer base através dos comandos “ORUN” ou “UEN”.

ORUN: lado direito

UEN: lado esquerdo

Exemplo: _ ORUN AP KUBI: base AP KUBI com o pé direito movendo

para frente;

UEN AP KUBI: base AP KUBI com o pé esquerdo movendo para frente;


INSA – COMANDO DE SAUDAÇÕES

– À Bandeira: Tchariôt, Kuki É Deraio Kiunhé, Barô.

– Ao Grão Mestre: Tchariôt, Kwanjan Nim Que Kiunhé.

– Ao Mestre: Tchariôt, Sabun Nim Que Kiunhé.

– Ao Instrutor: Tchariôt, Kyosa Nim Que Kiunhé.

– Ao Assistente: Tchariôt, Jokio Nim Que Kiunhé.

– Ao Superior: Tchariôt, Kiunhé (comando simples).

– Kwanjan Nim: Faixa Preta 7º. à 9º. Dan.

– Sabun Nim: Faixa Preta 4º. à 6º. Dan.

– Kyosa Nim: Faixa Preta 1º. à 3º. Dan.

– Jokio Nim: Faixa Vermelha e Ponta Preta.

– Taekwondista: Praticante de Taekwondo


RESUMO

Nomes e significados:

Are: baixo

 Monton: meio

Oligui: alto

Maki: defesa Dirigui: soco Tchagui: chute Kihap: grito

Tchariot: sentido Kian Nhe: saudação Jun Bi: preparar

An Ja: sentar Murup Kuru: ajoelhar Irosso: levantar

Tiro Torá: meia volta Chio: descansar Dobok: uniforme

Do – Jang: Área de treinamento Ti: Faixa Timio:- pular


TAEKWONDO – Numeração em Coreano
Numeração Coreana de 1 a  10:

HANA - Um

DUHL - Dois

SET - Três

NET - Quatro

DASSOT - Cinco

YOSSOT - Seis

IL GOB - Sete

YODOL - Oito

ARROP - Nove

YOLL - Dez



Numeração Coreana Ordinal de 1 a 10.:

IL - Primeiro

I - Segundo

SAM - Terceiro

SA - Quarto

OH - Quinto

YUK - Sexto

TCHIL- Sétimo

PAL - Oitavo

GUP - Nono

SHIP – Décimo



TCHAGUI (CHUTES)




AP-TCHAGUI - Chute frontal flexionando a perna



APTCHA OLIGUI - Chute frontal sem flexionar a perna (totalmente esticada)



PAKAT-TCHAGUI - Chute circular de dentro para fora (batendo com lado externo da perna)



AN-TCHAGUI - Chute circular de fora para dentro (batendo com lado interno da perna)



AP-TOLIO TCHAGUI - Chute meio circular na altura do abdômen (batendo com o dorso do pé)



TOLIO-TCHAGUI - Chute meio circular na altura do rosto (batendo com o dorso do pé)



YOP-TCHAGUI - Chute lateral empurrando direcionando a lateral externa do pé



FURYO-TCHAGUI - Chute meio circular na altura do rosto com movimento de puxar (batendo com o calcanhar)



MYRO-TCHAGUI - Chute na altura do abdômen com movimento de empurrar (batendo com a sola do pé)



DUIT-TCHAGUI - Chute giratório com movimento de empurrar batendo com a sola do pé (coice)



MONDOLHO- Chute giratório batendo com a sola do pé



QUESTIONÁRIO


1. O que é o Taekwondo?

R: é uma milenar arte marcial coreana de defesa e ataque com os pés e as mão.

2. Onde Nasceu o Taekwondo?

R: na Coréia no reino de Silla há aproximadamente 2.000 anos.

3. Qual o antigo nome do Taekwondo?

R: Taekyon

4. O que significa a palavra Taekwondo?

R: O caminho dos pés e das mãos através da mente.

5. O que foi o Hwa Rang Do?

R: um grupo de guerreiros que realizou um treinamento físico e espiritual com objetivo de unificar a Coréia.

6. O que é o Kuk kiwon?

R: ë o quartel general do Taekwondo, onde fica o seu órgão máximo a WTF (Federação Mundial de Taekwondo), situado na cidade de Seul na Coréia do Sul.


7. Quem trouxe o Taekwondo para o Brasil?

R: Mestre Sang Mi Cho 8º Dan, 08/08 de 1970 na academia Liberdade em São Paulo.

8. O que significa Tchariot, Kuki É Deraio Kiunhé, Barô?

R: Saudação à bandeira.

9. O que significa Kwanjan Nim?

R: Grão Mestre.

10. Maki, Dirigui, Tchagui e Kihap significam o que?

R: Defesa, Soco, Chute e Grito com Energia.

11. Quando e em qual local foi construído o quartel general de Taekwondo?

R: 1972 – É construído o Quartel General do TKD, na Coréia do Sul, o Kuk Ki Won.

12. Defina a base AP Kubi:

R: base grande, frontal, com o joelho da frente dobrado, sendo a largura entre os dois pés de dois passos, força de apoio é igual nos dois pés e 2/3 do equilíbrio se localiza na frente.

13. Quem foi o introdutor do Taekwondo no Espírito Santo?

R: Grão mestre Sung Jang Hong.

14. O Taekwondo surgiu onde e quando?

R: Surgiu na Coréia a cerca de 2000 anos.

15. Como é o nome do seu Kyosa nin?

R: Claudio Pereira Hilário 2º Dan – Registro na CBTKD: 1-7804

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Poom-se

Poomse
Poomse é um conjunto de movimentos de defesas e ataques realizados pelo praticante frente a um inimigo imaginário. O poomse tem o objetivo de treinar os movimentos básicos do Taekwondo e oferecer ao atleta a melhoria na capacidade de coordenação, concentração e equilíbrio.

Faixas:


Taeguk é o símbolo sobre a regra científica da harmonia e criação do universo.

Os Taeguks são:
Il jang: significa keon o céu.
I jang: satisfação significa duro por dentro e suave por fora.
Sam jang: simboliza o RI fogo e o sol.
Sa jang: simboliza o JIN o trovão, afirmando força e dignidade.
O jang: simboliza SEON o vento , as vezes gentil, as vezes cheio de força.
Tchill jang: simboliza GAM a montanha como princípio de estabilidade.
Pal jang: simboliza gon qualidade de ser receptivo simboliza a terra.


Taeguk IL JANG
Taeguk IL JANG – Criação (Céu) – Este poomse representa o início, a força criativa que habita todas as formas. A criação; os raios de luz do céu em todas as direções, ao apresentar as técnicas mais básicas do taekwondo. É a partir dela que todos os próximos taeguks irão se formar.


Taeguk I JANG
Taeguk I JANG – Alegria (Satisfação) – Este poomse representa a serenidade e a virtude. Simboliza a imagem da alegria com a qual se vai construindo. Deve ser feita com plena consciência de cada movimento, de forma que todos sejam igualmente importantes e controlados.


Taeguk SAM JANG
Taeguk SAM JANG – Fogo (Sol) – Este poomse simboliza todo o calor, esperança e vitalidade que nos dão o Sol e o fogo. Nos dá a energia, ensinando-nos a estar preparados. Os seus movimentos são de poder, tal como os símbolos que representa.


Taeguk SA JANG
Taeguk SA JANG – Trovão – Este poomse evoca o perigo e o receio que traz uma tempestade, que começa tão repentinamente, assim como acaba, deixando o céu limpo. Nos dá a coragem para enfrentarmos o medo interno de forma equilibrada. A sua seqüência de técnicas nos ajuda a agir com calma face ao perigo, até que este, assim como um trovão, passe.


Taeguk O JANG
Taeguk O JANG – Vento – Este poomse simboliza a verdadeira natureza do vento; harmonioso e ao mesmo tempo destrutivo. Apesar de invisível, manifesta-se tão depressa e violento, como gentil. Ensina-nos a agir com a humildade da suave brisa e com a força da tempestade.


Taeguk YUK JANG
Taeguk YUK JANG – Água – Assim como o vento, a água pode ser harmoniosa e destrutiva. Apesar de sua beleza, a corrente da água que flui consegue passar por cada obstáculo que se opõe ao seu curso. Este poomse nos ajuda a compreender que, tal como a corrente da água, podemos ultrapassar qualquer desafio, se tivermos autoconfiança e formos persistentes.


Taeguk TCHIL JANG
Taeguk TCHIL JANG – Montanha – Este poomse simboliza a montanha, estável, tranquila, e como tal, imóvel. Ajuda-nos a avaliar quando começar e quando parar. Incentiva-nos não só a reagir apenas quando é necessário, de forma rápida, mas também a nos manter imóveis e estáveis, como a rocha.


Taeguk PAL JANG
Taeguk PAL JANG – Terra – Tal como a base de toda a vida que representa, a Terra rodeia e nos alimenta, movendo-se em silêncio. Este poomse simboliza o mais alto nível de concentração. Ajuda-nos a respeitar todas as formas de vida que nos rodeia, assim como a nós próprios, e a descobrir força de vontade para viver. Representa tudo o que foi aprendido e é uma preparação para um novo começo.


Faixa Preta

Koryo – Homem Instruído (1º DAN) – Este poomse simboliza um homem instruído que é caracterizado por um espírito marcial forte, como também é o nome de uma das antigas dinastias da Coréia que ficou famosa pela valentia de seu povo que derrotou os mongóis.


Kumgang – Montanha (2º DAN) – Este poomse simboliza a Montanha de Kumgang na península coreana, que é considerada como o centro de espírito nacional e o “Kumgang” - o guerreiro de Yeoksa, nomeada por Buda – representa o guerreiro mais poderoso. Simboliza, também a solidez. É como um diamente que não pode ser quebrado. Técnicas novas introduzidas neste poomse são batason-tok-tchigi, Kumganga-maki, san tul-maki e o rak-dari-sagui.


Taebaek – Artesão (3º DAN) – Este poomse representa o nome de uma montanha com o significado de “montanha luminosa”, onde Dangun, o fundador da nação coreana há 4300 anos, reinou no país. A montanha luminosa simboliza a santidade da alma e o pensamento de Dangun. Esta seqüência também está associada com a luz.


Pyongwon – Um (4º DAN) – Este poomse representa a planície. É a fonte de vida para todas as criaturas e o campo onde os seres humanos vivem a vida.



Sipjin – Dez (5º DAN) – Sipjin derivou do pensamento de longevidade que defende que há dez criaturas de vida longa. São estes: 2 corpos celestes, 3 recursos naturais, 2 plantas e 3 animais. Tudo que dá fé aos seres humanos, esperança e amor.



Jitae – Vogal coreana soando OH (6º DAN) – Este poomse simboliza vários aspectos que acontecem no curso da luta do ser humano para existência. Jitae significa “Um homem que se levanta no chão com os dois pés, examinando o céu”. O homem na terra representa o modo de lutar para mudar a vida humana.


Chonkwon – Vogal coreana soando WU (7º DAN) – Chonkwon significa “O grande Céu”, que é a origem de toda a criatura e o cosmo. Sua competência infinita significa a criação, mudança e conclusão.


Hansu – Água (8º DAN) – Significa “A água é a fonte da vida e cultiva todas as criaturas”. Simboliza o nascimento de uma vida, crescimento, força e fraqueza, magnanimidade e harmonia, adaptabilidade. Deveriam ser praticadas ações suavemente como água, mas continuamente, como uma gota de água que junta para fazer um oceano.

Ilyeo – Forma do Sinal de suástica (9º DAN) – Significa “O pensamento do grande budista da Dinastia da Silla”, que é caracterizado pela filosofia da mente (espírito) e do corpo (matéria). O poomse representa a harmonização do espírito e do corpo, que são a essência da arte marcial; um treinamento longo, com vários tipos de técnicas e cultivo espiritual, para a conclusão da prática do Taekwondo.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010


Artes Marciais:
As artes marciais são sistemas de práticas para treinamento de combate, geralmente, sem o uso de armas de fogo ou outros dispositivos modernos. Hoje as artes marciais, além de praticadas como treinamento militar, policial e de auto-defesa, também são praticadas como esporte.

Descubra aqui as melhores dicas de suplementos e como melhorar seu rendimento físico durante a prática de Artes Marciais.


Escolher qual luta de artes marciais seguir depende da identificação de cada um. Lutas de chão, golpes, socos ou chutes. Todas as lutas são bastante movimentadas e seus praticantes terão enormes benefícios, tanto estéticos quanto para a saúde. Não há uma modalidade específica que seja considerada a "melhor", aquela que vai proporcionar um melhor rendimento físico.


Os praticantes de artes marciais, como os de outros esportes, precisam de um plano para atingir os seus objetivos. Para isso, é preciso ter como meta uma boa alimentação, um rígido programa de treinamento (inclusive com atividades complementares, como musculação e exercícios cardiovasculares) e uma boa suplementação. Além disso, procure sempre ingerir os nutrientes necessários para conseguir o melhor desempenho. É preciso muito treinamento para conseguir ter um bom rendimento no esporte, mas procure sempre dar uma atenção especial à alimentação.


Os suplementos alimentares suprem a necessidade que o organismo tem de alguns nutrientes que não são encontrados com muita freqüência nos alimentos ou que não estão presentes no nosso corpo, e que são importantes para uma melhor performance durante as lutas. A lista a seguir mostra os suplementos que fornecem nutrientes e ajudam na preparação dos praticantes de artes marciais:



- Suplementação para auxiliar na prática de artes marciais:

Termogênicos: Os praticantes de Artes Marciais precisam ser muito ágeis para conseguirem se locomover melhor durante uma luta, mas para isso precisam manter o peso. Quando o objetivo do praticante de Artes Marciais é perder peso e gordura, é recomendável que ele use algum tipo de termogênico, pois assim eles terão um suporte maior visando a transformação das calorias provenientes da gordura corporal em energia.



Óxido Nítrico (NO2): A suplementação com precursores NO2 é importante para os praticantes de Artes Marciais, pois fornece mais nutrientes para os músculos. Com isso, há um crescimento muscular pós-treino, sendo bastante significativo para os lutadores, pois a todo momento eles fazem uso da força para ter um melhor desempenho em relação a seus oponentes.



Multivitamínicos: Um lutador precisa dar o máximo de si para derrotar o seu oponente. Isso implica estar em grande forma física. Chegar ao ápice de sua forma significa suprir as necessidades nutricionais básicas do seu organismo. O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos ajudam na digestão dos alimentos, fornecem energia para os músculos trabalhados durante a luta e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.



Glutamina: A glutamina ajuda os músculos a funcionarem melhor e ameniza os estragos provocados pelo desgaste e cansaço. Isso elevará sua resistência, dando o vigor físico do qual você precisa para aqueles minutos finais de luta. O tempo de recuperação dos seus músculos é mais rápido, pois a glutamina aprimora a força e a resistência.



Whey Protein: É a fonte ideal de proteínas para os praticantes de artes marciais porque é absorvida rapidamente pelo corpo e pode ser usada como estoque de energia para antes, durante e depois da luta. Essa rápida absorção vai dar o vigor físico do qual o lutador precisa para derrotar o seu oponente. Depois de uma luta ou um treinamento difícil, whey protein fornecerá a quantidade de proteínas das quais seus músculos cansados e danificados precisam para se recuperar.



Glucosamina: Manter a saúde das juntas e das articulações é importante para todos os lutadores. Quando você está lutando, girando e contorcendo o seu corpo o tempo todo, você força bastante a cartilagem ao redor das articulações. A sua habilidade de segurar o seu oponente em determinada posição ou sair de uma situação desfavorável durante uma luta depende do trabalho conjunto dos músculos e articulações. A glucosamina auxilia na proteção e no reparo das articulações, podendo ser obtida de fontes naturais.



Packs: São ricos em nutrientes para complementar a dieta e aumentar o ganho de massa muscular, energia, força e performance. Estes packs contém combinações específicas de macro e micronutrientes. Além de fornecer importantes vitaminas e minerais difíceis de serem obtidos apenas por meio da alimentação, eles fornecem também aminoácidos essenciais, carboidratos e alguns deles até ácidos graxos essenciais e energizantes. Eles são importantes para os praticantes de artes marciais, pois estes têm necessidades extras que geralmente não são supridas pela ingestão diária normal de nutrientes. Os packs fornecem nutrientes para os tecidos musculares, melhoram a resistência e ajudam na recuperação pós-treino e pós-luta.



Guaraná: É ótimo para fornecer a energia extra da qual você precisa para derrotar seu oponente nos minutos finais da luta. O guaraná contém cafeína, que é um estimulante que tem se mostrado bastante seguro quando ingerido em pequenas quantidades.



- Benefícios das artes marciais:

Oferece condicionamento físico muscular e cardiovascular.

Melhora a coordenação motora.

Incentiva valores como o auto-controle, o respeito aos adversários, a humildade e a coragem.

É um método de defesa pessoal.

Aumenta a resistência do organismo.


- Riscos/cuidados das artes marciais:

Os riscos são proporcionais à prudência do professor, isto é, com um professor cuidadoso, o aluno corre poucos riscos de se machucar.

Por serem esportes de contato, há risco de acidentes, principalmente esbarrões.

Os movimentos das artes marciais visam, em muitas delas, torções nas articulações. Quando um praticante demora a desistir de determinada luta, pode sofrer lesões musculares.

Alguns golpes são de impacto e podem provocar lesões.

A orientação adequada é fundamental para diminuir os riscos de lesões.

Em algumas lutas é indicado o uso de proteção para a boca, para as genitais, para o rosto e para os seios.


- Principais grupamentos musculares trabalhados nas artes marciais:

Glúteos.

Bíceps.

Tríceps.

Panturrilha.

Abdômen.


- Dicas para um melhor rendimento físico nas artes marciais:

Não se esqueça de sempre passar a imagem de que você está menos cansado do que seu oponente. Mantenha a respiração calma e não revele ao seu oponente o quão cansado você está. Isso ajudará a acalmar um pouco a luta e dar mais tempo para sua recuperação.

Complemente o treino de luta com um treino cardiovascular (exercício aeróbico) e musculação (exercício anaeróbico). Isso ajudará você na hora de lutar, pois desenvolverá alguns músculos que são bastante exigidos na hora da luta e não deixará o “gás” acabar tão cedo durante o combate.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para as artes marciais:

Dobok: para lutas como taekwondo e Hap ki do.
Kimono: para lutas como judô, jiu-jitsu e karatê.

Protetor para a boca: essencial em todas as artes marciais, pois há contato em todas as lutas. E a boca é uma parte bastante sensível, por isso é importante o uso de protetor para essa área.

Protetor para as genitais: é uma área bastante sensível.

Protetor de orelhas: pois em algumas lutas de solo as orelhas raspam o tatame o tempo todo. A não utilização dessa proteção faz com que a orelha fique em forma de "couve flor".

Tênis: use calçados nas lutas em que são permitidos. Eles irão proteger os seus pés caso você leve um pisão.

- Artes marciais orientais:

- Artes marciais chinesas:

Kung fu (Gong fu) (termo moderno e geral para todas as artes marciais chinesas).

Neijia e Waijia (sistemas internos e externos de kung fu).

Baguazhang (Pa Kua Chang) (estilo interno de kung fu).

Hsing-I Chuan (Xingyiquan) (estilo interno de kung fu).

Tai Chi Chuan (Taijiquan) (estilo interno de kung fu).

I-Chuan (Yiquan) (estilo interno de Kung Fu).

Wing Chun (estilo externo de kung fu).

Wushu (antigo nome para as artes marciais chinesas ou artes de guerra).

Chi Kung (Qigong) (sistema interno de treinamento da energia).

Shaolin Quan (consiste em vários estilos diferentes e pertence ao templo shaolin).

Bajiquan (sistema interno e externo de kung fu).

Suai Jiao (luta chinesa de quedas,projeções e golpes articulares para imobilização).

Chin-Na (técnica chinesa de torções articulares).

Sanshou (luta chinesa moderna de contato, baseada no antigo sistema de luta corporal).

- Artes marciais japonesas:

Bujutsu.

Aikido.

Ninjutsu.

Sumô.

Iaido.

Iaijutsu.

Jiu-Jitsu.

Judô.

Karatê.

Kendo.

Kenjutsu.

Sojutsu.

Kyudo

Kyujutsu.

Kempo.

Naginata.

- Artes marciais coreanas:

Gongkwon Yusul

Gwon-gyokdo

Haidong Gumdo

Han Mu Do

Hankido

Hankumdo

Hapkido

Hoi Jeon Moo Sool

Hup Kwon Do

Hwa Rang Do

Kuk Sool Won

Kumdo

Kunmudo

Kyuki Do

Sipalki

Soo Bahk Do

Subak

Ssireum  - Wrestling Coreano

Taekwondo

 Taekyon

Tang Soo Do

Tukong moosul

Won Hwa Do


- Artes marciais tailandesas:

Muay Thai.

Krabi Krabong.


- Artes marciais ocidentais:

ArtDo.

Boxe.

Capoeira.

Esgrima.

Full Contact

Jeet Kune Do.

Jogo do pau.

Kickboxing.

 Kombato.

Krav Maga.

Luta Greco-Romana.

Luta livre.

Morganti Ju Jitsu.

Sambô.

Savate.

Shobu-ryu.

Wrestling.

Vale-Tudo.

domingo, 3 de janeiro de 2010



Venha fazer parte dessa equipe!
HISTORIA DO KICK BOXING


O esporte surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, quando os caratecas tradicionais Praticantes de Kung Fu e Taekwondo estavam cansados das competições que não os permitiam um contato pleno, e começaram a adaptar protetores de pé e mão para que os contatos fossem permitidos, só que com pouco risco de lesão. A modalidade competitiva que recebeu o nome de “Karatê Full Contact” (Karatê de Contato Total), com o passar dos tempos, fez com que estes mesmos atletas começassem a entender que aquela modalidade era um outro tipo de luta...

Recebeu então o nome de “Full Contact”, que traduzia muito mais o espírito deste novo esporte.



A WAKO (World Association of Kick Boxing Organization) – www.wakoweb.com, fundada em 1971, é a maior sigla mundial deste esporte. Sediada em mais de 105 paises espalhados pelos 05 continentes, possui sede financeira e administrativa em Milão (ITA), tendo como presidente o Dr. Ennio Falsoni.Em 1974, foi realizado o 1º Campeonato Mundial Amador, em Atlantic City (USA), e aí sim o esporte começou a tomar seu rumo mundial. Dominique Valera, um dos maiores nomes do Karatê Mundial de todos os tempos, com mais de mil vitórias e vários títulos europeus e mundiais, começou a treinar a modalidade nos Estados Unidos com Bill Wallace e Jeff Smith.

No seu retorno à Europa, reestruturou o esporte, chamando-o de Kick Boxing, isto é: chutar boxeando, tornando-o como é hoje,

dividido em seis modalidades, a saber:



Musical Forms: A mais bela modalidade do KickBoxing, considerada a Ginástica Olímpica Marcial. Os atletas coreografam movimentos tradicionais das artes marciais com a música utilizando-se de armas ou não.
(ver video: http://www.youtube.com/watch?v=VhK2Ka3eo6E&feature=related )


Semi Contact: Pode ser definido como um combate de técnicas controladas e paradas, sendo os golpes definidos ponto a ponto.
(ver video: http://www.youtube.com/watch?v=iMtj9XbVU5U&feature=related )


Light Contact: É um combate de técnicas controladas e contínuas, onde os atletas visam tocar o maior número de vezes seu oponente, com a máxima velocidade e o mínimo de potência. Não é válido nocaute.



Full Contact: Nesta modalidade, os atletas podem utilizar técnicas de mão do boxe tradicional e todos os tipos de chutes, que atinjam o adversário da cintura para cima, observando a linha lateral e frontal do tronco e cabeça.



Low Kicks: Possui as mesmas definições de técnicas do Full Contact, acrescido com chutes que atinjam as pernas do adversário, interna e externamente obedecendo à linha do joelho para cima.



K1 Rules: Modalidade de contato pleno que permite todas as técnicas do KBFC e do KBLK, agregando alguns golpes particulares à modalidade, tais como: atacar com chutes as pernas e articulações da mesma lateralmente, giratória baixa de calcanhar, esporão, projeção com a guarda, joelhada e soco giratório.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Gostaríamos de informar a todos os alunos e interessados que retornaremos as atividades normais a partir de segunda feira, dia 04/01/2010! 

Entraremos em debate com relação a alguns horários e por isso contamos com a presença de todos!
Caro aluno, sua opnião será de grande importância!!!