sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

~ A Competição Desportiva de Combates ~

                                   (foto: Equipe Koryo, Mestre Hong e mestre Rogério! 
Tenho certeza que foi um ótimo dia, pois, todos foram bem no exame de faixa.)
--------------------------------------------------------------------------------
Este texto foi escrito pelo Sabum Nim Horácio Lopes. O currículo do cara é tão extenso que vou citar só algumas coisas como por exemplo: Director Técnico e Desportivo da Federação Portuguesa de Taekwondo - 2007; Responsável pela Classe Nacional de Demonstração da Federação Portuguesa de Taekwondo - 2007; Membro do Corpo de Formadores da Federação Portuguesa de Taekwondo, e por ai vai. Deu pra perceber que ele sabe do que está falando.



  
  Sendo uma Arte Marcial, o Taekwondo possui também uma vertente desportiva de elevado valor e interesse e cujas qualidades para o desenvolvimento harmonioso dos seres humanos estão hoje largamente confirmadas com a mundialização do Taekwondo.
  Ao aderir a uma actividade desportiva, o ser humano procura entre outros:
      - Conservar a saúde, equilibrando a mente e o corpo
      - Aliviar o Stress do dia a dia do trabalhador ou estudante
      - Regular o funcionamento de todo o seu organismo
      - Promoção Social
      - Títulos, Fama, Carreira.
  Desde sempre o Taekwondo possibilitou a obtenção de todas estas qualidades e atributos. Os seus métodos de treino, por mais simples que possam parecer á primeira vista, foram estudados cientificamente por peritos em todo o mundo, baseando-se nos conhecimentos ancestrais de Mestres que ao longo dos séculos praticaram e desenvolveram o Taekwondo. 
Actualmente, tanto na sua vertente desportiva como na sua vertente marcial, o Taekwondo é considerado como uma das actividades físicas mais desenvolvidas e aperfeiçoadas em todo o mundo.
  Várias experiências nos Estados Unidos da América, levadas a cabo por especialistas do ramo desportivo levaram a conclusões fantásticas. De todas as Artes Marciais e Desportos de Combate o Taekwondo é aquela que consegue desenvolver nos praticantes um maior número de qualidades físicas reunidas. Por outras palavras, consegue-se desenvolver num indivíduo um vasto conjunto de habilidades a um nível muito bom e num espaço de tempo relativamente curto, tornando o praticante de Taekwondo num dos desportistas mais completos que existem. Por se tratar de uma modalidade pluridisciplinar, ou seja, abarcando várias disciplinas, no Taekwondo não existe lugar a “especialização muscular”. 
O praticante de Taekwondo apresenta um fisico desenvolvido por igual, equilibrado, fruto das  exigências que a  modalidade lhe coloca, cujo principal trunfo é a mobilidade tanto fisica como mental, a par de uma potência que 
pode alcançar valores muito altos.
  A título de exemplo posso referir os seguintes casos:
- Na fase de preparação para o recente Campeonato Mundial de Basquetebol, a famosa equipa “DREAM TEAM II”, 
representando os Estados Unidos da América, viu incluída no seu programa de preparação, sessões de treino de Taekwondo
- No Livro dos Recordes “GUINESS BOOK”, figura o Mestre KUK HYUN CHUNG, como vencedor do maior número de títulos mundiais.
  O Mestre Kuk Hyun Chung é considerado por muitos o maior competidor de Taekwondo de sempre.
 É licenciado em Educação Física e recentemente autor de livros. De entre as suas vitórias podem contar-se quatro campeonatos mundiais em 1982, 1983, 1985 e 1987. Venceu também em 1988 os Jogos Olímpicos de Verão.Em nenhum outro desporto de competição se obtiveram até hoje resultados tão brilhantes como estes. Só o Taekwondo, tratando-se de uma modalidade desportiva de grande contacto físico e exigência mental, consegue manter um ser humano no limiar da sua forma (fisica e mental), por um periodo tão alargado de tempo.
   Praticar Taekwondo como desporto é uma boa opção para jovens a partir das cinco anos de idade. No Taekwondo desportivo conseguirão desenvolver um conjunto de habilidades ao nível motor que os auxiliarão no seu dia-a-dia e ao longo de toda a sua vida. O estudo do Taekwondo promove também o desenvolvimento de capacidades ao nível intelectual, notando-se regra geral um maior aproveitamento escolar nos jovens que praticam Taekwondo em comparação com outros que não praticam.
A sua capacidade de compreensão e atenção é motivada pelas mais diversas tarefas e desafios que o Taekwondo lhes coloca diariamente, e a aprendizagem torna-se mais rápida.
  As exigências em termos técnicos levam os jovens desde cedo a redobrar a atenção pelo seu corpo, descobrindo-o mais cedo ainda, e aprimorando as suas capacidades de coordenação, essenciais para um bom equilibrio fisico e mental.
Ao longo de cerca de 10 anos de ensino de Taekwondo, foi-me possível chegar a algumas conclusões, que embora de índole geral podem ser adaptadas individualmente caso a caso: Os estudantes de Taekwondo que iniciam a prática com idades entre os 10 e 12 anos, ao atingirem os 17 anos, já possuem a maturidade que é normal num jovem de 25 anos. 
Ao longo do seu estudo são-lhe atribuidas responsabilidades que têm de suportar, tomando contacto desde cedo com algumas posições que enfrentarão na sua vida de adultos. Não se entenda esta situação como envelhecimento precoce, mas antes como responsabilidade.
 É normalmente no Taekwondo que os jovens conseguem atingir as primeiras realizações da sua vida. 
Se bem que na vertente marcial também seja possível, é principalmente na vertente desportiva do Taekwondo que os jovens conseguem estabelecer objectivos nestas idades. Vencer um combate a um seu colega, vencer um Torneio Inter-Escolas, vencer um Torneio Associativo, vencer o Campeonato Associativo, são alguns dos objectivos que os jovens fixam para si.
  No entanto nem todos podem vencer. O instrutor de Taekwondo sabe também transmitir aos jovens que uma derrota não significa o fracasso no estudo do Taekwondo, pois certamente que esse jovem venceu muitos desafios internos para poder desenvolver capacidade fisicas que não possuia até então, e esses sim são os mais importantes.Por tudo isto o 
Taekwondo representa hoje um bom investimento, feito por um pai que se preocupa com o futuro do seu filho.
  Recentemente o Taekwondo foi admitido como MODALIDADE OLÍMPICA OFICIAL para o ano 2000, nas 27ª Olimpíadas em Sydney. 
A sua inclusão no Programa Oficial dos Jogos Olímpicos foi votada na 103ª Reunião Ordinária do Comité Olímpico Internacional em 4 de Setembro de 1994.
  Esta foi uma das vitórias mais importantes para o Taekwondo a nível Mundial, desde a fundação da World Taekwondo Federation.Actualmente os Jogos Olímpicos, realizados de quatro em quatro anos, são o ponto de 
referência para a preparação de muitos dos melhores atletas mundiais de diversas modalidades desportivas.
  Desde há muito que se lutava para conseguir este estatuto, e ele representa não só uma vitória em relação ás Artes Marciais, que a par do Taekwondo vêm tentando ao longo de vários anos ser incluídas no Programa Olímpico,
mas também em relação ás restantes modalidades pertencentes ao referido programa, pois coloca o Taekwondo ao nível das Actividades Desportivas de Elite.



Sabum Nim Horácio Lopes
--------------------------------------------------------------------------------

Postado por Jeann

Nenhum comentário: